Vírus respiratórios
A pesquisa de vírus respiratórios é um teste molecular para detecção qualitativa de ácido nucleico em amostras clínicas como auxílio para a avaliação de infecção do trato respiratório.
As infecções respiratórias agudas são a causa mais comum de morbidade e mortalidade entre pacientes pediátricos no mundo todo. A síndrome clínica mais frequente é o resfriado comum, porém em pacientes com doenças respiratórias crônicas e imunocomprometidos, a infecção pode levar a graves complicações clínicas.
Em geral, a maior parte das infecções respiratórias é causada por vírus, mas também podem ser causadas por bactérias. As doenças causadas pelos patógenos respiratórios podem desencadear diferentes sintomas. Por essa razão, é tão importante a utilização de um teste diagnóstico capaz de identificar o agente. A identificação precisa permite a intervenção clínica precoce e o melhor manejo terapêutico do paciente.
Com uma alta sensibilidade e especificidade, os ensaios moleculares, como a PCR em Tempo Real, têm sido a solução utilizada para a detecção simultânea dos patógenos mais comumente envolvidos em infecções respiratórias.